quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Apoio psicológico

            O apoio psicológico é fundamental para melhorar a vida de um portador de Esclerose multipla.
            A esclerose multipla não afeta apenas os sintomas neurológico e muscular, mas também provoca um abalo importante na estrutura emocional de quem a tem, por mais pacato que seja o indivíduo, o susto, a revolta é inevitável, é comum que, após receber o diagóstico do médico, a pessoa desenvolva medos, indignação, ou sentimento depressivos. Diante desse quadro, é de suma imprtância a busca de trtamento psicológico para que se aprenda a encarar a nova realidade, limitações, etc. e lide com ela da melhor forma possivel.  
           Todos temos que tomar vacinas, minimo tres vezes por semana aqueles que se adaptaram com o Rebif (interferon), como eu, não falo de outro tipo de tratamento, até porque não os conheco, alguem que usa Copaxone me informou da vacina duas vezes semanais. Graças a Deus já fazem 04 anos e alguns meses que não tenho surto, motivo pelo qual não troquei de medicamento.
           Mas, procuro o meu médico neurologista periodicamente, mesmo me sentindo bem. Refaço os exames: de sangue e  R. magnetica, duas vezes por ano, impreterivelmente, para controle.
           Não quero dizer com isso que não existe evolução da doença,  há!,   isso é inevitavel. Mas sem surto.

Nenhum comentário: