sexta-feira, 11 de março de 2011

PROBLEMAS INERENTES A EM

                      Novamente vou começar por definir E.M. (ja li tanto que decorei)
                      Esclerose Múltipla é uma doença neurológica crônica e progressiva que acomete o cérebro, nervos ópticos e medula espinhal (SNC).
                     É caracterizada pela destruição da bainha de mielina - "camada gordurosa", necessária para manter o pleno funcionamento das fibras nervosas dentro do proprio sistema nervoso central.
                      Antes que me pergunte: o nome E.Multipla, por que o processo inflamatório(desmielinização) resulta na formação de placas em diferentes locais do sistema nervoso, deixando suas marcas.
                       E o resultado são os problemas, os mais comuns são: fadiga (que são confundidos com desanimo, preguiça, etc), problemas de visão, esse sim me prejucou muito, o oftalmologista disse que é por causa do uso de corticoide,
 perda de equilibrio, é geral,  o equilibrio é dificil, tenho que me segurar em alguma coisa ou alguém, apesar da fisioterapia eu ando com dificuldades, uso andador,
dificuldade na fala, já carrego o trite diagnostico á 10 anos, não tenho dificuldades na pronuncia, consigo articular as palavras normalmente, 
tremores repentinos, os tremores assustam um pouco, sempre tenho espasmos repentinos e espontanios,
problemas urináruios (controle da bexiga), vivo a base de remédio,  
disturbios intestinais, mudei minha alimentação e não tenho problemas desse genero, graças a Deus,     dificuldades para andar, todas pessoas em estágio avançado andam arrastando os pés as pernas ficam pesadas, por exemplo eu não tenho forças nas pernas (uso aparelho para ajudar) e outros. Estou enumerando apenas os que conheço, e posso falar, pois os enfrento no meu dia-a-dia.

Nenhum comentário: