terça-feira, 3 de janeiro de 2012

QUAL É A REDUÇÃO DA EM NO TRATAMENTO USUAL

                         A Esclerose Múltipla é uma doença crônica que ainda não tem cura, ( como já foi definido aqui, em outras datas).
                         Mas isto não significa que não pode ser tratada. Atualmente, existem várias opções de tratamento, principalmente da Esclerose Múltipla Surto-Remitente. Os tratamentos mais comuns são:
                         Corticosteroides - Os corticosteróides são substâncias relacionadas aos hormônios que são produzidos pelas glândulas supra-renais. Estas medicações são usadas há muito como um método importante de tratamento do surto da E.M., principalmente com o intuito de diminuir a duração da crise.
                         Os corticosteróides podem ser administrados de várias formas. Em geral, utiliza-se a medicação através de injeções intravenosas, ou seja, diretamente na corrente sanguinea.
                           O tratamento dura em média de três a cinco dias.
                           O uso prolongado de corticoides ( isto é, por meses consecutivos) pode causar efeitos colaterais.
                            Nem todo surto de E.M., é tratado com esse medicamento. Os surtos leves em geral não são tratados: o paciente fica em repouso e espera os sintomas melhorarem espontaneamente com o passar do tempo.
                            Interferons - Os interferons são  liberadas pelo organismo quando ocorre inflamação e são capazes de alterar os efeitos e sintomas inflamatórios, aumentando-os ou diminuindo-os.
                             Existem três grupos de interferons: alfa, beta e gama. Os interferons beta parecem ser os melhores no controle da atividade inflamatória na Esclerose  Múltipla.
                             Existem dois tipos de interferon beta: Beta-1a e beta- 1b.
                             No meu tratamento uso três vezes na semana, aplicação subcutânea, o Beta-1a (betainterferona-1a - Rebif) do  MERCK SERONO. Por se tratar de um medicamento de custo elevado, é oferecido gratuitamente pelo Goerno Federal, que arca com os custos, esse medicamento é aquirido e distribuido pela Farmácia de Alto Custo ( Orgão do Goerno). 
                                      Os dois tipos de interferon são administrado através de injeções.

Nenhum comentário: